Quem procura um bairro para comprar sua casa própria ou mesmo para investir em imóveis, sempre pesquisa, quer conhecer e ter certeza de que aquele lugar é bom para se viver. Em meio a tantas opções de lugares, principalmente se estamos falando da maior metrópole do Brasil, São Paulo, são muitas as ofertas de moradia ou investimento, pode ficar difícil escolher a ideal. Por isso, neste texto vamos conhecer melhor um bairro tradicional da capital paulista, a Mooca.

História do bairro

Situado na zona leste de São Paulo, o bairro é conhecido por ter uma população rica em italianos, lituanos, croatas e outras nacionalidades com seus descendentes. O que explica o fato de os imigrantes escolherem a Mooca é que já no século XX era um bairro importante, que contava com muitas indústrias, sendo até hoje um forte representante da própria cidade neste sentido.

A Mooca também é referência em lazer desde 1876, quando foi fundado na região o Clube paulista de corrida de cavalo, que mais tarde originou o Jockey Club. Rafael Aguiar Paes de Barros conhecido fazendeiro, criava os cavalos que vinham da Europa para o Clube. O bairro, até então periférico, agora contava com o movimento da elite, assim, para realizar o trajeto Centro – Mooca, foi criada em 1877 uma linha de bonde de início para tração animal que depois se transformou em uma linha férrea.

Em 1914 foi inaugurada outra obra marcante da Mooca, a Paróquia San Gennaro, que até hoje recebe cerca de 200 pessoas semanalmente nas missas. Além disso, abriga a tradicional festa em homenagem ao santo que leva seu nome, reunindo o público para conhecer melhor a cultura italiana, que é amplamente divulgada nas barracas onde se vende comidas e bebidas típicas, além de música e dança cultural ao vivo.

Chegando já na década de 30, São Paulo cresceu ainda mais, e na década seguinte, a Mooca tornou-se um bairro de elite, na Avenida Paes Barros, até hoje podemos encontrar algumas das mansões construídas nesta época.

A Mooca de hoje

Segundo especialistas, a Mooca vem se transformando no sentido imobiliário, a maioria das mansões citadas deu lugar a grandes e pomposos edifícios residenciais e comerciais, e as indústrias responsáveis pelo início da história do bairro estão cada vez mais cedendo seus espaços para novos empreendimentos imobiliários.

Essas mudanças tornam o bairro único e muito atrativo, pois ainda é possível notar nele o contraste, a visível história por trás das grandes mansões de época e os majestosos e modernos prédios atuais, um cenário pouco visto na atualidade.

Até hoje, a Mooca é referência em lazer, diversidade cultural, boa gastronomia e religiosidade, esses fatores fazem do bairro uma excelente opção de moradia ou investimento, isso também explica o orgulho dos chamados mooquenses, que carregam sempre a paixão pelo lugar.

Conhecer a tradição que envolve a Mooca é fundamental para aumentar a vontade de conhecer o bairro e por fim decidir investir nele,  agende sua assessoria onlne e conheça as oportunidades.